Destaque

Rondonópolis inicia programa para realização de cirurgias de vasectomia e laqueaduras

A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta terça-feira (20) às primeiras ações do programa Saúde até Você que tem como objetivo principal a realização de cirurgias de laqueadura e também de vasectomia. Os moradores da região do bairro Alfredo de Castro foram os primeiros a terem contato com os agentes comunitários de saúde que estão difundindo o programa que vai seguir por toda a rede de saúde.

Para participar do programa, que é totalmente gratuito, homens e mulheres que estejam em idade fértil devem manifestar interesse aos agentes de saúde que atendem na sua região. A Saúde já está requisitando os primeiros pretendentes a passar por um dos procedimentos. Eles serão acompanhados por profissionais de diversas áreas até serem liberados para a cirurgia.

No próximo sábado, 24, acontecem os primeiros atendimentos no sistema de mutirão para as cirurgias de vasectomia e laqueadura no posto de saúde do Alfredo de Castro. A unidade foi selecionada por estar posicionada em uma região onde as mulheres têm em média mais de três filhos.

Leia Também:  Indea-MT ganha reforço de entidades em ações de defesa sanitária na fronteira

Para isso o município mudou o local de funcionamento do Centro de Atendimento Integrado à Saúde da Mulher (Caism) para o hospital municipal da avenida Lions Internacional que vai servir também como consultórios de planejamento familiar, com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

O objetivo, de acordo com Vinícius Amoroso secretário de Saúde do município, é levar ao conhecimento de toda a população a temática do planejamento familiar, principalmente para as mulheres que desejam passar pelo procedimento de laqueadura ou os homens que queiram fazer a vasectomia.

Nas unidades de saúde vão acontecer um mutirão de atendimento. A gerente do departamento de Ações Programáticas do município, Stephany Paiva Damascena, explica que o paciente vai ser atendido pela equipe multiprofissional e sair com a data prevista da realização da cirurgia.

Fonte: Rafael Vicentini | Foto: Wheverton Barros – GCOM

Comentários Facebook

Destaque

Homem é preso por aliciar e ameaçar a enteada em Rondonópolis

Um homem foi preso pela Polícia Militar por aliciamento de menor e ameaça, na noite de quinta-feira (29.07), em Rondonópolis. O suspeito foi preso após receber a denúncia de que ele estaria pedindo beijo a uma criança de sete anos de idade.

Por volta das 23h55, os policiais foram acionados via 190para verificar a denúncia. No local, uma mulher relatou que seu companheiro teria dito a sua filha de sete anos de idade, enteada do suspeito, que iria namorar com ela quando a criança crescesse e em seguida teria lhe pedido um beijo. O homem ainda pediu para criança não contar para a mãe sobre a conversa.

Ao saber da história contada pela própria filha, a mulher chamou a equipe da Polícia Militar. O homem foi preso, ele apresentava escoriações na mão devido a briga que teve com a denunciante do crime. O suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia.

A ocorrência foi entregue para a Polícia Judiciária Civil.

Comentários Facebook
Leia Também:  Governador de MT e secretário de Educação apresentam medidas de segurança para retorno das aulas
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA