Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Seciteci abre inscrições para premiar cidades que investem em inovação e sustentabilidade

A 2ª Edição do Prêmio Cidades Inovadoras está com inscrições abertas até o dia 31 de julho. A premiação é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e busca reconhecer municípios com soluções inovadoras e sustentáveis.

O lançamento da nova edição foi feito durante a abertura da 4ª edição do evento Cidades Inovadores, realizado entre 1º e 3 de julho, em Cuiabá.

As inscrições para o prêmio começaram nesta quarta-feira (2.7) e são gratuitas, devendo ser realizadas exclusivamente online, por meio do preenchimento de formulário clicando aqui. Após o envio desta primeira etapa, o município receberá por e-mail o link para preenchimento da segunda etapa de inscrição.

Os candidatos deverão, no momento de sua inscrição, selecionar a região a qual pertence e a categoria para qual concorre, considerando o número de habitantes estabelecido: Categoria A (Até 10.000), Categoria B (De 10.001 a 25.000), Categoria C (De 25.001 a 50.000) e Categoria D (Acima de 50.000).

Neste ano, os inscritos irão concorrer a prêmios como uma Bolsa de transferência de tecnologia (BTT) nível 03, com o objetivo de inserir um pesquisador consultor técnico para auxiliar na execução do projeto por um período de até 12 meses; uma Imersão Nacional presencial no Smart City Week Curitiba; e uma Imersão Internacional presencial no Smart City Week Barcelona, na Espanha.

Leia Também:  Secel publica resultados finais dos editais Literatura em Cena e Premiação Marília Beatriz

A premiação renderá ainda divulgação nacional e internacional em materiais e mídias digitais e impressas das instituições promotoras e/ou apoiadoras do Prêmio.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, a premiação será concedida por meio da análise das propostas de projetos apresentados pelos municípios candidatos, considerando evidências de viabilidade técnica e financeira de execução da proposta de modo a alcançar os resultados pretendidos.

“Estamos na segunda edição do prêmio e vemos que a premiação vem crescendo cada vez mais. Além de ampliar a divulgação e a premiação, temos a novidade de dividirmos os municípios por categorias e aceitarmos projetos prontos ou apenas ideias viáveis que poderão ser executadas com apoio do poder público”, completa Allan.

As inscrições deferidas serão publicadas no site da Seciteci em 8 de agosto. Os vencedores devem ser conhecidos em setembro.

A 2ª Edição do Prêmio Cidades Inovadoras é uma iniciativa da Seciteci, Parque Tecnológico Mato Grosso e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Conta com apoio institucional das entidades representantes do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Leia Também:  Com presença da primeira-dama de MT, municípios de Araguaiana e Pontal do Araguaia recebem Mutirão da Cidadania

Para mais informações, confira o regulamento completo clicando aqui.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.

O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.

As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.

Leia Também:  Sema apresenta projetos para execução de obras e recuperação de áreas no Morro de Santo Antônio

Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.


“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.

Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.

Leia Também:  Com apoio da Desenvolve MT, casal transforma paixão por hambúrguer em negócio de sucesso em Tangará da Serra

“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.

Ouvidoria Ager

Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA