Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano apresenta seus resultados em 2018

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) exerce as funções de orientar, aprovar e licenciar projetos urbanísticos e ambientais do Município.

Segundo levantamento realizado em 2018, 939 processos foram analisados e 795 licenças ambientais foram expedidas. Na parte urbanística 2.134 documentos emitidos dentre eles alvarás, habite-se e certidões.

Para este terceiro ano de gestão, esses números tendem a aumentar. A fim de dar mais agilidade nos serviços, uma nova ferramenta será disponibilizada à população cuiabana para facilitar a retirada de diversos documentos emitidos pela Secretaria. Com esse mecanismo os contribuintes poderão solicitar e acompanhar o processo de emissão dos documentos solicitados pela internet.

Na entrevista abaixo, o secretário da Pasta, Juraes Samaniego revela um pouco mais sobre as ações executadas em 2018 e adianta algumas das metas a serem alcançadas em 2019.

 

Quais as principais ações da Secretaria em 2018?

Juares Samaniego –  Novas realizações envolvendo a Secretaria possibilitaram a requalificação de praças, parques e viadutos, que com toda certeza, irão marcar o quadriênio da gestão Emanuel Pinheiro. A implantação da Diretoria do Bem Estar Animal, que em 2018 realizou 118 resgates de animais domésticos abandonados ou em situação de maus tratos, é uma delas. Além da aquisição de novos equipamentos, revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e palestras alusivas a semana do Meio Ambiente. Sem falar da adesão a programas como Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em que o Município foi certificado como pioneiro na implantação de medidas de preservação ambiental.

Com uma série de ações vamos retomar o orgulho cuiabano de viver na cidade conhecida como Cidade Verde. Estamos buscando, por exemplo, melhorias no transporte público, com a implantação de veículos movidos a energia renovável, a consolidação do conceito de cidade inteligente, avanços no saneamento básico e também nos serviços de limpeza urbana e coletas de lixo e a potencialização das atividades de arborização. Nos próximos dois anos, muitas novidades no quesito preservação ambiental e sustentabilidade estão programadas.

Leia Também:  Gesto em foto é apontado como motivo para assassinato de jovem MC

 

Qual o maior desafio enfrentado em dois anos de gestão?

Juares Samaniego – O desafio sempre é dar mais agilidade às análises dos procedimentos realizados pela Smades, alguns setores, nesses dois anos, já apontaram uma reposta positiva em relação a rapidez, principalmente no que diz respeito à aprovação de empreendimentos de pequeno porte. A dificuldade mesmo está nos de grande porte, sendo considerado o grande gargalo, com isso, por necessitarem de uma análise mais criteriosa o procedimento demanda um tempo maior, sendo aprovado com uma média de oito meses.

 

Qual o planejamento da Secretaria para o ano de 2019?

Juares Samaniego – Estamos fazendo a mudança do sistema construtivo com a implantação de um sistema próprio do Município. Também acredito que em 2019 deverá acontecer uma reforma administrativa com a criação de novos cargos na área urbanística que irão ajudar a suprir a carência de profissionais analistas e ainda a criação de uma Diretoria de Projetos Públicos que irá tratar da aprovação dos projetos de interesse do Município, do Estado e da União, desvinculando da Diretoria de Gerenciamento Urbano (DGU) os projetos de interesse da sociedade. Acredito que com essa nova equipe conseguiremos dar mais agilidade na análise dos empreendimentos de grande porte e estabelecer um tempo máximo de seis meses para sua aprovação.

 

A contribuição da Pasta para o bom andamento da gestão está dentro do esperado?

Juares Samaniego – Acredito que sim. A Smades tem hoje a função de orientar as demais secretarias que executam obras para o Município, seja nas pastas de Educação, Saúde, Serviços Urbanos, Obras Públicas, entre outras.

Leia Também:  Polícia Penal impede entrada de 53 aparelhos celulares na Penitenciária Central do Estado

Antes, as obras executadas não passavam pela nossa competência e não possuíam o Habite-se, pois não era exigida a necessidade de aprovação de projetos públicos. Hoje estamos acompanhando e orientando quanto à qualidade das obras e segurança, por isso solicitamos a retirada do Alvará de Construção, para que o projeto seja aprovado.

 

Qual o programa ou projetos o senhor destaca como o de melhor aceitação diante da população cuiabana? 

Juares Samaniego – Eu diria que por meio de uma parceria firmada com a secretaria de Serviços Urbanos o projeto de revitalização das praças é o que mais agrada a população. São novos parques e praças, que, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente e do Fundo Urbanístico, estão sendo concretizados Termos de Ajustamentos de Condutas (TAC) e muitos mais.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente assumiu algumas obras paralisadas, sendo esse, um dos compromissos que fizemos com o prefeito Emanuel Pinheiro para que não fossem devolvidos recursos para a União. Na administração passada, por exemplo, não foram executadas as obras do PAC Cidades Históricas e nós retomamos os trabalhos com o respaldo do Iphan, arcando com os custos extras. Ainda nesse mês de janeiro vamos concluir e entregar à população de três obras restantes desse pacote. Cerca de 15 praças, entre novas e recuperadas, com espaços de lazer, campo de futebol e academia ao ar livre já foram entregues.

De modo geral, a pasta do Meio Ambiente é a responsável por viabilizar melhores condições para que determinados programas aconteçam e justamente por sermos o provedor de novos investimentos ficamos na eminência de acompanhar a destinação dos recursos.

 

 

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Polícia Penal impede entrada de 53 aparelhos celulares na Penitenciária Central do Estado

A Polícia Penal impediu, nesta quarta-feira (22.1), que 53 aparelhos celulares chegassem aos detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

A primeira ação ocorreu no início da manhã, por volta das 5 horas. Os policiais penais realizavam uma ronda na penitenciária quando acharam um pacote com 23 celulares no chão.

O pacote ainda continha fones de ouvido, carregadores, um barbeador elétrico, fita de curativo e máquina, tinta e agulha para fazer tatuagem.

A suspeita é de que o pacote tenha sido jogado por cima do muro da PCE, com o intuito de os detentos recolherem.

Apreensão do SOE

A Polícia Penal e o Serviço de Operações Especiais (SOE), por meio do Núcleo de Inteligência, foram informados de que ocorreria, nesta quarta-feira (22), a tentativa de entrada de uma grande carga de aparelhos celulares na PCE, através da fábrica de materiais de construção.

As equipes já vinham monitorando todos os veículos que entravam na unidade há dias, até que, no por volta das 8h20 de hoje, um caminhão que entrava no complexo da PCE com restos de materiais de construção foi interceptado. Foram encontrados, grudados no chassi do veículo, 30 aparelhos celulares. O motorista foi preso e encaminhado para a Central de Flagrantes de Cuiabá.

Leia Também:  Gesto em foto é apontado como motivo para assassinato de jovem MC

“Essas apreensões demonstram a eficiência da Polícia Penal dentro do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, que tem por objetivo, no sistema penitenciário, impedir que objetos ilícitos entrem nas unidades”, afirmou o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA