Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Secretarias de Estado e Município alinham ações para aprimorar a saúde pública

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Possas de Carvalho, acompanhado do assessor técnico da SMS, Ricardo Soares reuniu-se, nesta semana, com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo para alinhar ações conjuntas entre as pastas. Este primeiro encontro da gestão municipal de saúde com a nova gestão da saúde estadual também contou com a presença da secretária executiva de Saúde e adjunta de Regulação, Danielle Carmona.

De acordo com Possas, esta reunião foi uma solicitação do prefeito Emanuel Pinheiro e teve como objetivo fazer um alinhamento técnico de algumas questões pendentes entre o Estado e o Município para que ambos tenham a mesma linguagem e a mesma visão de como gerir a saúde pública em comum acordo e em prol da população. “Neste primeiro contato abrimos os diálogos para algumas questões temáticas específicas, como por exemplo, a criação de comissões para avançar na transparência da Regulação, para administrar de maneira eficiente a distribuição dos recursos com Cuiabá e o governo de Mato Grosso, para cuidar das questões de judicialização da Saúde, entre outras. A ideia é trabalharmos juntos, a quatro mãos, para que possamos chegar a um alinhamento que vai fazer a saúde pública progredir muito”, explicou o secretário municipal.

Leia Também:  Menor de 17 anos é morto a tiros em frente a bar do Pedra 90

Gilberto Figueiredo também mostrou-se bastante satisfeito com o encontro. “As Secretarias municipal e estadual de Saúde têm em comum o interesse de melhorar todos os aspectos relacionados às questões sistêmicas do município e, por conseguinte, do estado. Dentre os assuntos pautados para essa reunião, esteve o possível debate junto aos demais secretários municipais sobre o aprimoramento do sistema de regulação”, ressaltou Figueiredo.

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Procon pede à ANP investigação sobre o aumento no preço dos combustíveis em Cuiabá

O Procon Municipal enviou ofício à Agência Nacional de Petróleo (ANP) solicitando investigação nos postos de combustíveis de Cuiabá. A notificação, com prazo máximo de 72 horas se deve a suspeita de formação de cartel. Os proprietários do segmento terão que explicar o motivo do aumento dos preços do produto, especialmente no último feriado, dia 8 de abril, onde foi comemorado o aniversário de Cuiabá. A notificação também foi estendida ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Sindipetróleo).

O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilton Nogueira, explicou que a ação é fruto de um termo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Petróleo, órgão responsável por deter as informações originais desde o primeiro momento da abertura dos postos de combustível da cidade. “A ANP sabe exatamente quais os postos que já tiveram exaltações, que já receberam notificações, que são reincidentes. Então, ela tem o ‘raios-X legal’ referente à questão”, informou Genilton ao esclarecer que o Procon tem maior respeito pelo fornecedor que gera renda, gera empregos que o mercado, como um todo, não só de combustível, tem liberdade para aumentar os preços, mas o que não pode acontecer é o cartel.

Leia Também:  Menor de 17 anos é morto a tiros em frente a bar do Pedra 90

Deverão ser enviados: relatório contendo as notas fiscais de aquisições de combustível dos últimos 15 dias a contar da data do documento; relatório detalhado dos preços praticados na venda à vista ao consumidor do litro da gasolina comum, do etanol, do diesel e do diesel S10, durante o mesmo período; três cópias de documentos fiscais que comprovem a venda de cada um dos combustíveis (gasolina, etanol, diesel e diesel S10) nos valores informados, dentro do período solicitado no item anterior; esclarecimentos sobre os fatores que motivaram o aumento significativo percebido nos preços dos combustíveis recentemente.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA