Mato Grosso

Secretário garante a prefeitos da região Araguaia retomada de fiscalização

Os prefeitos de Vila Rica e Santa Terezinha, na região do Araguaia, foram recebidos pelo secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, nesta terça-feira (29.01). Os gestores pediram apoio para o combate à criminalidade, principalmente nos delitos de roubo e furto de gado. Também demandaram a transferência da Delegacia Regional de Confresa para Vila Rica.

Em atendimento à solicitação, Bustamante disse que irá se reunir com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, e com o diretor do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Tadeu Aurimar Mocelin, para reativar um posto de fiscalização na divisa de Mato Grosso com o Estado do Pará (PA).

“O posto do Indea e da Sefaz estão fechados e isso compromete as ações fiscalizadoras na região. O gado sai do Pará e entra em Mato Grosso e do Estado e vai para o Pará sem nenhuma fiscalização ou pagamento de impostos. Queremos voltar a atuar fortemente neste local”, assegurou o secretário.

Outra questão levantada pelos prefeitos foi de que, atualmente, a delegacia regional está no município de Confresa, enquanto que o decreto nº 183/2015, que instituiu a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), determinou que Vila Rica seria a sede.

Leia Também:  Três criminosos morrem em confronto com a PM

“Estamos aqui pedindo mais apoio aos nossos policiais. Vivemos na divisa com os estados do Pará e Tocantins e esta situação precisa de mais incremento na nossa região. Acreditamos que mudar a sede da delegacia regional trará bons resultados”, destacou o prefeito de Vila Rica, Abmael Borges da Silveira.

O prefeito de Santa Terezinha, Euclésio Ferreto, explicou que a região é potencialmente produtora agrícola e precisa de mais respaldo no âmbito da segurança pública. “Precisamos de mais efetivo na nossa cidade. Queremos condições para continuar contribuindo para a economia do Estado”, ressaltou.

Além dos prefeitos, participaram da reunião o juiz da comarca de Alto Araguaia, Ivan Lucio Amarante, o promotor Carlos Eduardo de Moraes de Silva, o presidente Câmara de Vila Rica, Genova Rios, o presidente da Câmara de Santa Terezinha, Adenilson Medeiros, e o presidente da OAB, subseção de Vila Rica, Sérgio Roberto Junqueira Zoccoli Filho.

Comentários Facebook

Destaque

Senar-MT lança mais dois cursos que qualificam profissionais para atuar no setor de máquinas agrícolas

Já estão disponíveis no portfólio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) mais dois cursos. O objetivo destes dois novos produtos é qualificar pessoas que vão atuar no setor de máquinas e implementos agrícolas. Aplicação de sólidos utilizando distribuidor autopropelido e Operação de escavadeira hidráulica são os dois novos cursos. Além destes, a instituição oferece mais de 350 outros cursos para capacitar e qualificar o homem do campo.

O Aplicação de sólidos utilizando distribuidor Autopropelido será numa modalidade híbrida e a carga horária será de 24 horas, distribuída em dois módulos – 16 horas de conteúdo EaD e 08 horas presencial.

Este treinamento surgiu em função da necessidade de aprimorar os conhecimentos dos profissionais que já atuam na atividade de operação de máquinas agrícolas. O objetivo é aplicar mais essa tecnologia que é a de aplicar sólidos utilizando o autopropelido.

O conteúdo programático inclui assuntos como:

– Fertilizantes e corretivos com distribuidor autopropelido

– Aspectos legais e de segurança na aplicação de fertilizantes e corretivos

– Aplicação de corretivos e fertilizantes com distribuidor autopropelido

– A agricultura de precisão na distribuição de fertilizantes e corretivos

Leia Também:  Caminhonete furtada em Mato Grosso é recuperada pela PM em Rondônia

– Barra de luzes e o piloto automático na agricultura de precisão

– Distribuidor de corretivos e fertilizantes autopropelido

– Cabine do distribuidor

– Parâmetros da aplicação de corretivos e fertilizantes

– Revisão dos componentes do distribuidor de corretivos e fertilizantes do distribuidor

– Configuração do distribuidor conforme o produto a ser aplicado

– Regulagens e calibrações do distribuidor

– Aplicação do produto

Já a Operação de escavadeira hidráulica é presencial com carga horária de 40 horas. O objetivo é que o participante aprenda a operar a escavadeira hidráulica de acordo com a recomendação do manual do operador. É importante destacar que a escavadeira é uma máquina de grande utilidade para o setor rural e da construção civil e para ser manuseada precisa de profissionais qualificados. O curso capacitará o operador a exercer o trabalho com eficácia e respeito às Normas de Segurança.

Conteúdo programático inclui assuntos como:

– Legislação

– Normas regulamentadoras da atividade

– Saúde e Segurança do Trabalho

– Conceito e histórico da escavadeira hidráulica

– Configuração de uma escavadeira: carro superior e inferior

– Utilização dos implementos de escavadeira hidráulica

Leia Também:  Mulher é resgatada após ser estuprada, agredida e sofrer maus-tratos

– Importância da cabine do operador

– Verificação dos níveis dos sistemas

– Componentes da escavadeira hidráulica

– Deslocamento operacional da escavadeira hidráulica;

– Operação de escavação

– Movimentação de carga

Crédito: Aline Lima

Colheita de Talentos – Após concluir os cursos do Senar-MT, os participantes têm seus currículos cadastrados no Colheita de Talentos, que é plataforma do Senar-MT que tem como objetivo aproximar as empresas do agro e produtores rurais interessados em contratar profissionais qualificados e as pessoas qualificadas pelo Senar-MT.

Parcerias – para realizar as aulas práticas nos Centros de Treinamentos do Senar-MT conta com dezenas de parceiros. Dentre eles,os abaixo relacionados.

Centro Oeste Máquinas – Massey Ferguson.

Terra Premium – New Holland.

Agrofito – Case.

Jorge Máquinas Agrícolas – Plataforma.

Guimáquina – Jacto.

Grupo Vamos – Fendt.

Fazenda Guarita – Joel Strobel.

Rota Oeste – PC Deer.

Sotreq – PC Caterpillar.

IMA Rondonópolis.

Fazenda Red River – Ronaldo Alves Batista Pinto.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA