Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Seduc atende recomendação da CGE para avaliação de desempenho dos professores

Em atendimento à recomendação da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) constituiu comissão para a elaboração das normas específicas de avaliação de desempenho para o cargo de professor da educação básica. A comissão foi formada por meio da Portaria nº 023/2020/GS/SEDUC/MT, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 24 de janeiro.

A necessidade de definição e implementação de política de avaliação de desempenho foi indicada pela CGE-MT, no Relatório de Avaliação de Controle Interno nº 08/2019, sobre a atividade de gestão escolar.

No trabalho, a CGE constatou “que os profissionais da educação básica, tanto os lotados nas escolas quanto os lotados na sede, não passam por avaliação periódica para fins de progressão estabelecida no Estatuto dos Servidores Públicos (Lei Complementar nº 04/90) e na lei que dispõe sobre a Carreira dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Lei Complementar nº 50/98)”.

A Lei Complementar nº 50/98 estabelece que o profissional da educação básica terá direito à progressão de um nível para outro, desde que aprovado em processo contínuo e específico de avaliação de desempenho, obrigatoriamente, a cada 03 (três) anos. Como o cumprimento desta exigência estava pendente, as progressões funcionais vinham sendo efetivadas automaticamente a cada três anos.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso lança 3ª edição de programa que estimula criação de empreendimentos inovadores

Diante dessas constatações, a CGE recomendou à Seduc a implantação de avaliação de desempenho para fins de progressão funcional e correspondente aumento salarial, bem como para efeito de parâmetros para a promoção e estímulo à melhoria profissional dos professores estaduais, com base no Projeto Piloto de Desenvolvimento por Competências da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A Seduc, então, elaborou plano de providências com a indicação de ações, responsáveis e prazos para atendimento da recomendação da Controladoria.

A primeira ação foi a constituição da comissão para o levantamento técnico. A comissão é formada por representantes da Seduc e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).

A Portaria nº 023/2020/GS/SEDUC/MT estabelece que os trabalhos da comissão devem ser concluídos no prazo 90 dias, com a devida apresentação de relatório à Seduc.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Unidades do Detran-MT estarão fechadas nos dias 27 e 28 de outubro em todo Estado

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) informa que todas as unidades do órgão no Estado estarão fechadas nos dias 27 e 28 de outubro (segunda e terça-feira) em razão do ponto facultativo para os servidores públicos estaduais, dia 27, e o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado na terça (28.10).

O expediente retoma normalmente na quarta-feira (29.10). O Detran-MT reforça que os cidadãos que estão com agendamento para atendimento presencial no dia 27 de outubro serão reagendados.

O Detran-MT disponibiliza vários serviços de forma online, que podem ser feitos 24 horas por dia, pelo Portal de Serviços Digitais, no site do Detran (www.detran.mt.gov.br), e pelo aplicativo MT Cidadão. Alguns deles:

  • Renovação da CNH;
  • Emissão do Licenciamento Anual;
  • Transferência veicular digital;
  • Segunda via da CNH;
  • Troca para CNH definitiva;
  • Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID);
  • Troca para Placa Mercosul;
  • Segunda via de CRV
  • Inclusão de financiamento;
  • Baixa de financiamento;
  • Requerimento para condutor PCD;
  • Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);
  • Emissão de certidão do condutor;
  • Consulta de informações de veículos;
  • Defesa e Recurso de infração de trânsito e muitos outros;
  • Emissão da credencial de estacionamento de idoso (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito);
  • Indicação de Real Infrator (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito).
Leia Também:  SES destaca investimentos em audiência na Assembleia Legislativa

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA