Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Seis são presos por roubo em transportadora no Distrito Industrial

Uma ação que empregou mais 10 policiais militares de três Batalhões (Rotam, 9º e 24º) prendeu seis suspeitos de roubado em uma transportadora, crime ocorrido no Distrito Industrial de Cuiabá. O flagrande aconteceu na madrugada desta sexta-feira (11), quando três deles ficaram feridos durante o confronto, porém sem gravidade.

Natalberth Thiago Gonçalves Moreira, 25, Alek Victor Espírito Santo Silva, 18, Luan Vitor Costa dos Santos, 19, Matheus Correa do Nascimento, 23, Gabriel Haner de Oliveira, 18, Nonato Silva Nascimento, 24. Os três últimos, feridos a tiros, passaram por atendimento médico e estão presos. Já o acusado Alek Victor usa tornozeleira eletrônica, pois foi preso em flagrante delito por furto em dezembro passado. 

A primeira equipe de policiais, do 24º BPM, chegou ao distrito industrial e flagrou um dos carros com suspeitos, um Logan, os quais abandonaram o veículo e fugiram. Logo depois, na saída da transportadora, equipes do Batalhão Rotam flagraram outros suspeitos com um caminhão baú da transportadora carregado de defensivos agrícolas.

Leia Também:  Sine de MT disponibiliza mais de 2,4 mil vagas de trabalho nesta seman

No terceiro veículo, um Ford KA, localizado por outra equipe da Rotam perto da transportadora, estavam mais presos, entre os quais os três que acabam baleados. Nesse carro, conforme relato dos policiais, havia os suspeitos que durante perseguição apontaram armas, entre as quais um fuzil, que depois ficou comprovado ser uma réplica (imitação).

Com a prisão desses seis, a Polícia Militar apreendeu o caminhão e 12 caixas de defensivos agrícolas, além de quatro relógios, seis celulares e dois capuzes. Ainda foram encontrados o fuzil falso, dois revólveres calibre 38 com seis munições e um rádio comunicador com o qual os criminosos poderiam acompanhar conversas e informes sobre atendimento de chamados por unidades policiais militares.

Todos os suspeitos e materiais apreendidos ficaram à disposição da Polícia Civil na Central de Flagrantes.

Comentários Facebook

AGRONEGÓCIO

Puxada pela soja, produção de grãos em MT deve aumentar 4,4% na safra 2024/2025, estima Conab

A produção de grãos em Mato Grosso deve crescer 4,4% e atingir 97,3 milhões de toneladas na safra 2024/2025, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta terça-feira (14.01).

O 3º prognóstico do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, também aponta para números similares da produção de grãos mato-grossenses. Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com participação de 31,4%, seguido pelo Paraná (12,8%), Rio Grande do Sul (11,8%), Goiás (11,0%), Mato Grosso do Sul (6,7%) e Minas Gerais (5,7%).

De acordo com o levantamento da Conab, o bom desempenho acompanha o clima favorável registrado durante o desenvolvimento das culturas de primeira safra como a soja, carro-chefe da produção brasileira e mato-grossense.

Em Mato Grosso, a produção da oleaginosa deve ser 17,3% maior do que na safra 2023/2024, com 46,1 milhões de toneladas. Após um ano de quebra na safra, o atual ciclo tende a recuperar a produtividade média das lavouras, estimada em 14% maior. O sojicultor deve colher 3.625 quilos de soja por hectare. No período passado, foi de 3.179 quilos por hectare.

Leia Também:  Detran orienta o condutor sobre como proceder em caso de dano ou perda da placa do veículo

O arroz e o feijão, a mais importante dupla no prato dos brasileiros, também terão aumento na produção mato-grossense. No caso do feijão, a produção deve ficar 4,3% maior e atingir a marca de 346,5 mil toneladas. Já o arroz teve aumento da área plantada de 17,8%, ou seja, 113 mil hectares. A produção deve chegar a 400,9 mil toneladas, um aumento de 18,8%, em comparação à safra passada.

“Os incrementos nas projeções para o arroz e feijão sinalizam para o maior interesse dos produtores rurais em culturas secundárias e irrigadas e na diversificação da produção estadual. A soja teve uma recuperação expressiva na produtividade mesmo com os problemas climáticos e o atraso nas chuvas”, comentou o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hideki.

Responsável por 71% da produção brasileira de algodão, Mato Grosso deve ter um leve recuo de 1,2% na colheita com projeção de 6,3 milhões de toneladas, enquanto a safra brasileira prevista é de 8,9 milhões de toneladas.

A produção de milho deve ter recuo de 5,54%, pois o grão é uma opção de segunda safra para a maioria dos produtores. Das 46 milhões de toneladas previstas da produção mato-grossense, apenas 603,6 mil toneladas são de primeira safra. A produtividade de milho por hectare também deve ter redução de 4,7%, com a colheita de 6.590 quilos/ha.

Leia Também:  Sine de MT disponibiliza mais de 2,4 mil vagas de trabalho nesta seman

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o resultado da safra de grãos se deve também à competência dos produtores rurais, que continuam investindo em tecnologia e inovação para alcançar resultados expressivos, mesmo em um cenário de desafios climáticos.

“Esse avanço é resultado direto do compromisso dos produtores mato-grossenses, que estão cada vez mais atentos à modernização das práticas agrícolas e ao uso responsável dos recursos naturais. É nesse sentido que o Governo de Mato Grosso tem trabalhado incansavelmente para fomentar a produção sustentável, incentivando o uso da irrigação como estratégia para mitigar os efeitos da irregularidade das chuvas e garantir maior segurança hídrica e alimentar”, destacou o secretário.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA