Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Sema divulga resultados preliminares de investigação realizada na região de Poconé

A Secretaria de Meio Ambiente informa que desde a última sexta-feira (25) investiga as causas na mudança da coloração do Rio Bento Gomes no município de Poconé. As informações preliminares da fiscalização apontam que o efluente lançado no córrego Areão é composto por sedimentos e não é oriundo de barragem de rejeitos de minérios. Diante disso, a pasta esclarece:

  1. Os fiscais da Sema identificaram tanto por sobrevoo com o apoio do Ciopaer, quanto por investigação em solo com o apoio de servidores municipais das Prefeituras de Poconé e Nossa Senhora do Livramento, dois pontos de lançamento de efluente turvo no córrego Areão. Segundo informações apuradas, o córrego do Areão é uma drenagem intermitente, que deságua no Córrego Santana e que por sua vez deságua no rio Bento Gomes
  2. Os dois empreendimentos foram identificados, sendo um deles uma mineradora que extravasou efluente da terceira bacia de decantação e o outro um reservatório destinado à piscicultura. Nos dois empreendimentos não havia indícios de rompimento em seus taludes, não havendo autorização dos órgãos competentes para lançamento de efluente em curso d’água
  3. Os empreendimentos foram autuados por atuar em desacordo com a licença de operação, por lançar resíduos sólidos (sedimentos) em curso hídrico, e notificados a cessar o lançamento do efluente no córrego
  4. A Sema realizou a coleta de amostras para análise da qualidade da água no ponto da captação do recurso para abastecimento público e nos locais próximos dos empreendimentos para avaliar o nível de comprometimento da qualidade da água e identificar o grau de contribuição de cada um dos empreendimentos com a turbidez do córrego e consequentemente do rio que abastece o município. Os resultados preliminares dos testes laboratoriais estarão disponíveis nas próximas 48 horas
  5. Nesta terça-feira (29.01), uma equipe integrada formada por profissionais da Sema, Dema (Delegacia Especializada de Meio Ambiente), Politec e BEA-CBMMT está na região para coleta de novas amostras e realização de perícias
  6. A Sema enfatiza que o efluente lançado no córrego não é oriundo de barragens de rejeitos de minérios, mas de bacia de decantação e tanques para piscicultura como já exposto acima.
Leia Também:  Operação resulta na prisão de oito motoristas e apreensão de caminhonete adulterada e arma de fogo

Sendo assim, a Sema reitera o compromisso com a proteção do Meio Ambiente e o desenvolvimento sustentável do Estado de Mato Grosso.

Comentários Facebook

Destaque

MT Hemocentro divulga calendário de ações para o mês de dezembro

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações para o mês de dezembro. Além das campanhas para coletas internas, também estão programas ações do “MT Hemocentro Itinerante” com coletas em Cuiabá, Campo Verde e Brasnorte. O objetivo é reforçar os estoques e atender à crescente demanda de final de ano.

“A coleta itinerante e as parcerias firmadas com o banco de sangue buscam reforçar o estoque e fidelizar novos doadores. Estamos sempre trabalhando para garantir que as pessoas possam doar sangue e aumentar o nosso estoque. Contamos com a participação de todos nas campanhas”, ressaltou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Além das ações itinerantes, o MT Hemocentro conta com Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) nos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. O doador deve comparecer à unidade portando um documento oficial com foto. Em caso de menor de 18 anos, é obrigatório apresentar um documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal. Não é recomendado ir doar em jejum. As doações são seguras e levam cerca de 60 minutos.

Leia Também:  Operação resulta na prisão de oito motoristas e apreensão de caminhonete adulterada e arma de fogo

De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de três meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Confira as datas e os locais das coletas programadas para dezembro

Coletas internas na sede do MT Hemocentro em Cuiabá:

De 02 a 31 de dezembro: campanha “Os últimos”
04/12: parceria com alunos de medicina da UFMT
14/12: parceria com Motoclube Águias de Cristo

Coletas externas com o MT Hemocentro Itinerante:

– Cuiabá
05/12: bloco do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT
07/12: mutirão Real Parque – Rotary Day na Escola Estadual Salim Felício

– Brasnorte
3 a 5 de dezembro (itinerante)

– Campo Verde
10 a 12 de dezembro (itinerante)

Leia Também:  Governo de MT paga salário dos servidores estaduais nesta sexta-feira (29)

Serviço

A sede MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar a doação pelo telefone (65) 98433-0624(WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA