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‘Serviços Essenciais’ lideram ranking de reclamações de dezembro

O Procon Estadual registrou no mês de dezembro 2.247 reclamações. No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.350 registros e no atendimento online, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, foram 897 reclamações.

No Sindec, a categoria de “Serviços Essenciais” lidera o ranking com 846 registros. “Energia Elétrica”, com 446 atendimentos, lidera o setor, seguido por “Água e Esgoto”, com 202 registros e “Telefonia Celular”, com 117 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Produtos”, com 179 reclamações, registrando 32 procedimentos para a categoria “Artigo Para Festa”, 29 para “Telefone” e 10 para “Carro Nacional Zero”. Assuntos Financeiros” ficou em terceiro lugar, com 162 registros, 54 envolvendo “Cartão de Crédito”, 34 “Banco comercial” e 23 para as categorias “Cartão de Loja” e “Financeira”, que estão empatadas.

Na quarta posição ficou “Serviços Privados”, com 126 registros, sendo 30 procedimentos para “TV por Assinatura (Cabo, Satélite, Etc.)”, 25 para “Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, Etc.)” e 15 para “Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)”.

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O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 24 reclamações, seguido pela categoria de “Alimentos” que, com nove registros, está na sexta posição do ranking do Sindec. A sexta e última posição do ranking de dezembro é ocupada pela área “Habitação”, com três registros.

Atendimento Online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 897 reclamações em Mato Grosso. A área ”Telecomunicações” lidera o ranking, com 361 registros; em segundo lugar estão ”Serviços Financeiros”, com 242 reclamações; e em terceiro, ”Produtos de Telefonia e Informática”, com 108 registros.

Na quarta posição está a categoria “Transportes”, com 53 reclamações e, em quinto lugar, aparece “Demais Produtos”, com 43 registros. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Serviços”, com 31 registros, e o sétimo pela categoria “Turismo/Viagens”, que teve oito reclamações. Em oitavo lugar, com sete reclamações, está a área “Saúde”, seguida por “Água Energia e Gás”, com apenas 1 registro cada. “Alimentos”, “Educação” e “Habitação” não tiveram registro no mês de dezembro na plataforma www.consumidor.gov.br.

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Serviço

 

O Procon-MT atende atualmente na Arena Pantanal, entrada pelo portão J, na avenida Agrícola Paes de Barros, no bairro Verdão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos. A entrega de senhas para atendimento é das 8h às 17h30min.

 

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30 min, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 98472-3548 – (65) 98435-5949.

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Tráfego na Serra de São Vicente funciona em meia pista na segunda-feira (14)

A Nova Rota do Oeste pretende realizar obras de manutenção no sentido norte da Serra de São Vicente (Rondonópolis/Cuiabá), entre o km 343 e 350 da BR-364, nesta segunda-feira (14/07/2025). Para a execução dos serviços, haverá alteração no tráfego entre 8h e 17h. A intervenção integra o Serra Segura, um cronograma de obras e melhorias desenvolvido pela Concessionária para garantir a segurança dos usuários neste trecho da rodovia.

Durante o dia, as equipes da Nova Rota do Oeste realizarão diversas atividades, que incluem reparos no pavimento, remoção de vegetação (poda de árvore e roçada), limpeza das canaletas de escoamento de água, limpeza da faixa de domínio e reforço da sinalização horizontal e vertical.

A mudança no fluxo prevê garantir a segurança dos profissionais da Concessionária envolvidos nos trabalhos e dos motoristas que pretendem circular por esse trecho da rodovia. A mudança no tráfego contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a intervenção, a Nova Rota orienta aos motoristas que reduzam a velocidade e respeitem a sinalização e orientações repassadas no local.

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A segunda-feira foi escolhida por ser o dia com menor movimento no trecho, minimizando o impacto no trânsito. Os serviços estavam inicialmente agendados para o dia 30 de junho, porém, devido às condições climáticas na região, foi necessário reagendá-los para o dia 14 de julho.

Cronograma: Das 8h às 9h, o sentido norte da rodovia estará totalmente interditado para a instalação da sinalização necessária. Em seguida, das 9h às 16h, uma faixa da rodovia permanecerá bloqueada para a realização dos serviços, com o tráfego de veículos fluindo pela outra faixa disponível. Já das 16h às 17h, a rodovia será novamente bloqueada para a remoção da sinalização instalada. Após isso, o tráfego será normalizado.

Se precisar, chame a Nova Rota – Para obter informações em tempo real sobre condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outras situações no trecho sob concessão, entre em contato com a Concessionária Nova Rota do Oeste pelo 0800 065 0163, que agora também funciona no WhatsApp. A central de atendimento funciona 24 horas. Neste canal de comunicação, também podem ser acionados todos os serviços oferecidos pela Nova Rota aos motoristas que estão na rodovia, como atendimento operacional, socorro médico e mecânico.

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