Cuiabá

Servidores da Saúde são capacitados para ampliar os conhecimentos em intercorrências cardiológicas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma capacitação sobre as principais intercorrências cardiológicas que acometem pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá. O treinamento que aconteceu na manhã desta quinta e sexta-feira (25), no auditório da SMS e abordou desde o acolhimento à correta execução de exames de eletrocardiograma – ECG,  identificação de arritmia cardíaca ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

O ato foi conduzido pela especialista em enfermagem cardiovascular e professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Ariadne Aguilar e contou com a participação de cerca de 120 enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de urgência e emergência e ainda na rede de Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni o objetivo foi ampliar o conhecimento técnico e teórico desses profissionais visando, sobretudo, prestações de assistências em Saúde cada vez mais ágeis e qualificadas à população e assim, diminuir os riscos de morte e posterior complicações.

Leia Também:  É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

“Realizamos esta capacitação para ampliarmos o conhecimento dos servidores, com vistas em acolhimentos cada vez mais humanizados, céleres e com mais qualidade técnica para atuarem com doenças cardiológicas. Afinal, elas sempre sinalizam alerta importantes e, quando se trata de atendimentos de urgência e emergência nessa modalidade, o risco de complicação e evolução para morte é ainda maior. A única forma de evitar essa piora no quadro clínico do paciente é com uma ação rápida que vai desde a equipe acolhedora até os procedimentos médicos”, frisou.

Esses cuidados também inseridos na Atenção Básica podem salvar vidas. É o que afirma a supervisora técnica da SMS, Luciana Victória que também foi uma das organizadoras do evento. “A gestão Emanuel Pinheiro, amparou unidades básicas de Saúde com aparelhos de eletrocardiograma. Então, optamos por inserir estes profissionais na capacitação para que possam atuar em conjunto com a Secundária uma vez que, desconhecendo a gravidade, o paciente pode vir a buscar os serviços em postos de Saúde. Nestes casos, precisamos estar com os procedimentos de acolhimento alinhados para diminuirmos os riscos de morte deste paciente”, finalizou.  

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra grupo envolvido em execução de empresário

 

Comentários Facebook

Cuiabá

É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

A Associação É o Bicho MT realiza no próximo sábado (13.08), em parceria com protetores independentes de Cuiabá e Várzea Grande, uma feira de adoção de cães e gatos. Ao todo são cerca de 20 animais em busca de um lar, a maioria já vacinados, vermifugados e castrados.

O evento será realizado no Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá, das 11h às 16h. São animais muito dóceis, bem cuidados e cheios de amor para dar, aguardando a chance de ter uma família e um lar com muito amor e respeito.

Além da feira de adoção, o É o Bicho MT venderá seus produtos como camisetas, bonés, cadernos e quadros, cujo valor arrecadado será destinado às ações da associação e para a compra de ração para cachorros e gatos.

O É o Bicho MT é uma associação sem fins lucrativos formada por protetores, voluntários, defensores e simpatizantes da causa animal de Cuiabá e região, que desde 2015 busca amparar, na medida do possível, os animais de rua que vivem em situações rotineiras de maus tratos, apoiando as organizações e protetores independentes.

Leia Também:  É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

Segundo a voluntária do É o Bicho MT e coordenadora da feira, Isabel Cristina da Silva, essa é a terceira feira que a associação realiza este ano. “A ideia é apoiar os protetores independentes para que consigam adoção dos animais. Muitos deles estão lotados e passando por dificuldades financeiras, já que cuidam desses bichinhos sem auxílio externo. Nas duas primeiras edições tivemos a alegria de doar todos os animais e para essa edição, nossa expectativa é muito boa pois sabemos da grande circulação de pessoas no Shopping Estação Cuiabá”, explica Isabel.

“Todos serão bem-vindos ao Shopping para o Estação Pet. Apoiar eventos como este é a nossa forma de ajudar e incentivar a adoção responsável de animais”, afirma a Gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Laíza Carvalho.

A feira de adoção tem a parceria da Cobasi e do Shopping Estação Cuiabá.

Serviço:

Feira de Adoção Estação Pet: neste sábado (13) das 11h às 16h.

Local: Shopping Estação Cuiabá – Piso G1

Necessário levar um documento com foto.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra grupo envolvido em execução de empresário

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA