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Mato Grosso

SES apresenta avanços do programa de Saúde Digital em Mato Grosso

O programa de Saúde Digital, executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), já foi aderido por 135 municípios de Mato Grosso e realizou 459.378 telediagnósticos, 2.968 teleconsultorias e 10.159 teleinterconsultas entre 2018 a 2025, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Esses dados foram apresentados no 1º Fórum de Saúde Digital, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos dias 30 de junho e 1º de julho, no auditório da Escola de Contas, em Cuiabá.

Os atendimentos possibilitaram uma economia estimada em aproximadamente R$ 251 milhões ao Estado. Além disso, os pacientes atendidos pelo programa pouparam um deslocamento de cerca de 273 milhões de quilômetros por meio da assistência digital, o que possibilita mais comodidade ao usuário.

“Enquanto gestores, temos que buscar a eficiência do recurso público e a Saúde Digital vem para isso. Para encurtar a distância, reduzir gastos e melhorar a eficiência do serviço prestado. No estado de Mato Grosso, nós temos um resultado robusto, mais de 135 municípios já conectados. Uma economia gerada, ao longo da implementação do sistema, de mais de 250 milhões de reais. Então, é importante debater e ampliar esse serviço”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O vice-presidente do TCE, conselheiro Guilherme Maluf, destacou que o Fórum também foi uma oportunidade para conhecer as ações do Estado de Mato Grosso e de outros Estados frente à Saúde Digital. “[Esse evento] está trazendo experiências do Estado de São Paulo, Estado da Bahia, Estado de Mato Grosso, mostra para nós, mato-grossenses, muitos dados que nós desconhecíamos, ou seja, boas práticas. Então, está sendo muito positiva a nossa atuação no evento”, avaliou.

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Atualmente, o núcleo de Saúde Digital de Mato Grosso funciona em uma unidade própria, localizada em Cuiabá, que também conta com pontos focais nas 16 regiões de Saúde do Estado, graças à mediação dos Escritórios Regionais de Saúde.

“O programa de Saúde Digital permite que especialistas, mesmo a centenas de quilômetros de distância, realizem consultas e emitam diagnósticos. Já são mais de 450 mil exames de telediagnóstico realizados, como eletrocardiogramas e laudos de raio-x, que chegam em minutos ou horas, não mais em semanas. Isso significa que o cidadão não precisa mais fazer longas e cansativas viagens para ter um atendimento especializado”, acrescentou o assessor das políticas de Saúde Digital da SES, Diógenes Marcondes.

O programa oferta 35 especialidades e sete serviços, sendo eles: teleconsultoria, teleinterconsulta, teleconsulta, telediagnóstico, tele-laudo, tele-educação e point of care (aparelhos para exames que fornecem resultado imediato).

Uma das especialidades ofertadas é a estomatologia, uma especialidade da odontologia que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças da boca. Há somente quatro especialistas em estomatologia em Mato Grosso e aproximadamente mil em todo o país. Por meio do programa, já foi possível ofertar 579 laudos em telestomatologia.

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“Nós já respondemos 579 casos, 15% com comprovação de malignidade. O principal objetivo desse aplicativo, que é totalmente gratuito, é que em até 22 dias a gente consegue responder o caso, encaminhar para fazer a biópsia, ter um resultado positivo de malignidade. A gente já consegue, via Central de Regulação, agilizar esse agendamento com o médico de cirurgião de cabeça e pescoço”, destacou a estomatologista do Estado, dra. Diurianne França.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), Marco Felipe, elogiou a atuação do Estado no âmbito da Saúde Pública e se comprometeu a articular a adesão dos sete municípios que ainda não aderiram ao Programa Estadual de Saúde Digital.

“Nós estamos numa virada de chave na Saúde Pública de Mato Grosso. Nós avançamos, nestes últimos sete anos, em mais de trinta anos na Saúde Pública e o Cosems está pronto para ajudar. Pensando nos 135 municípios que aderiram [ao programa] e nos sete que ainda não aderiram, eu tenho certeza que alguma coisa de gestão aconteceu. Tivemos nesses 6 meses mais de 20 mudanças de secretários, mas eu garanto que os 142 municípios do Estado estarão aderindo. Eu tenho certeza da parceria do Estado, provavelmente até o final de agosto a equipe do Estado finaliza a capacitação nas regiões”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.

O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.

As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.

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Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.


“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.

Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.

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“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.

Ouvidoria Ager

Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).

Fonte: Governo MT – MT

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