Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

SES capacita servidores em análise de indicadores de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, nesta segunda e terça-feira (30.6 e 1º.7), a segunda etapa da oficina de análise de indicadores de saúde, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, com o objetivo de capacitar os servidores para analisarem criticamente as principais estatísticas da área.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Adjunta Executiva da SES e reuniu mais de 120 servidores do Estado, entre gestores, técnicos e profissionais diretamente envolvidos na gestão, análise e utilização de dados provenientes dos sistemas de informações em saúde.

“Os nossos profissionais estão se preparando para gerenciar os dados de saúde e fazer prognósticos dos cenários epidemiológicos para melhor planejamento das ações de enfrentamento às doenças. Com isso, o objetivo é prestar um serviço cada vez melhor à população mato-grossense”, destacou a secretária adjunta Executiva da SES, Kelluby Oliveira.

Participaram da oficina representantes dos 16 Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Mato Grosso e técnicos das diversas áreas da SES, entre estas a Vigilância em Saúde e Atenção à Saúde.

Segundo a superintendente de Gestão Regional da SES, Siriana Maria da Silva, os indicadores de saúde são instrumentos essenciais para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações e serviços prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia Também:  Nota MT possibilita pesquisa de preços e ajuda no orçamento doméstico do consumidor

“O fortalecimento dessas competências vai proporcionar uma avaliação qualificada do desempenho das Secretarias Municipais de Saúde, permitindo a identificação de pontos críticos, a otimização de processos, a redução de custos e, sobretudo, melhorar a Atenção Integral à Saúde dos usuários do SUS”, explicou.

Siriana comentou que em 2021, o Ministério da Saúde tornou facultativa a avaliação de indicadores de saúde pelos Estados e municípios, mas que a SES considera essa ação muito importante e, por isso, promove a qualificação de sua equipe e já tem outra oficina prevista para o segundo semestre deste ano.

“Nós estamos qualificando os técnicos para a análise de indicadores relacionados à Atenção Primária, Vigilância e Atenção à Saúde como um todo, integrando dados das três esferas (federal, estadual e municipal). A intenção agora é focar nos indicadores de processo para alcançar resultados. Mas o Escritório Regional da Baixada Cuiabana, por exemplo, já trabalha com 51 indicadores de saúde, junto aos municípios de sua área de abrangência”, destacou.

De acordo com a coordenadora técnica de gestão regional da SES, Wanyse Lima, a oficina agregará valor ao trabalho desempenhado pelas regionais de Saúde.

Leia Também:  Com apoio da Desenvolve MT, casal transforma paixão por hambúrguer em negócio de sucesso em Tangará da Serra

“É notório que os servidores estavam esperançosos por essa capacitação, porque os indicadores são muito importantes nas regiões e eles precisam desse treinamento. Temos pessoas novas, novos concursados, então a oficina está agregando valor ao trabalho das regionais. Eles já estão pensando nas próximas e querem até fazer um grupo técnico de estudo sobre o assunto”, disse.

A oficina foi ministrada pelos servidores da SES e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Noemi Galvão, Marco Aurélio Bertúlio e Ageo Mário da Silva. Foram realizadas diversas dinâmicas em grupos e exercícios práticos para melhor aprendizado.

Os participantes aprenderam a integrar as informações municipais com as bases de dados estaduais e federais e a implementar medidas para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde, promovendo decisões mais assertivas alinhadas às metas pactuadas. Além disso, foi tratado sobre o monitoramento dos indicadores trabalhados pelos escritórios regionais como subsídio para o estabelecimento de metas e a análise de tendência de agravos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.

O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.

As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.

Leia Também:  Estudantes da rede estadual podem se inscrever gratuitamente para seleção do Fies 2025/2º semestre

Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.


“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.

Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.

Leia Também:  Atletas do programa de bolsas do Governo de Mato Grosso disputam o torneio principal do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.

Ouvidoria Ager

Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA