Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Setas orienta gestores municipais sobre CadÚnico e Bolsa Família

A equipe da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) realizou uma reunião técnica com os gestores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (Cad/PBF) dos municípios de Serra Nova Dourada e Alta Floresta. O objetivo do encontro realizado em Cuiabá, nos dias 24 e 25 de janeiro, foi sanar dúvidas dos gestores, recentemente designados para a função.

O treinanento é importante para sanar as princípais dúvidas dos gestores quanto ao Bolsa Família, com orientação sobre lançamento de dados e regras do programa. São os municípios que cadastram as famílias no CadÚnico, possibilitando acesso ao Bolsa Família e outros programas sociais, como Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de  Prestação Continuada, Identidade Jovem, entre outros.

O Pacto de Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) prevê apoio técnico e acompanhamento aos 141 municípios de Mato Grosso. Esses apoio é realizado por meio de visitas da equipe da secretaria aos municípios, por telefone, e-mail ou capacitações.

Agendamento

Leia Também:  Atividade de vigilância sanitária animal em estabelecimentos rurais leva 1º lugar em Prêmio de Eficiência e Inovação

Gestores municipais do Cad/PBF que desejem se reunir com a equipe técnica da Setas, devem agendar por meio de ofício, com data e hora sugeridas, e encaminhar a demanda pelo e-mail [email protected]. A equipe técnica estadual avaliará a data sugerida e entrará em contato com o solicitante.

Para mais esclarecimentos, a equipe estadual do Cad/PBF está à disposição pelos telefones (65) 3613-5745/5755.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Indea envia 24 toneladas de agrotóxicos falsificados para destruição

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) enviou para destruição, através de incineração, 24 toneladas de agrotóxicos falsificados ou contrabandeados, acumulados ao longo de apreensões realizadas nos últimos anos, em sete municípios, em ações em conjunto entre os órgãos, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O carregamento de dois caminhões lotados com a carga irregular foi finalizado nesta semana, em Primavera do Leste, onde foram concentrados os trabalhos de coleta, preparação e transporte, com destino a uma empresa em Goiás. Lá, toda a carga será incinerada em fornos com temperatura superior a 1.000 °C.

O servidor do Indea em Primavera do Leste, Daniel de Oliveira Souza, explica que, todo o processo de envio das 24 toneladas de agrotóxicos irregulares obedeceu às rígidas leis e normas específicas que visam proteger a saúde humana e o meio ambiente. “O transporte dessa carga incluiu o acondicionamento em sacos plásticos, a transferência para tambores metálicos lacrados e finalizando com selagem das tampas utilizando lacres de aço”, narra Daniel de Oliveira.

Leia Também:  Seduc lança seletivo para ingresso de novos estudantes nas escolas estaduais militares


O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Edson Ramos, ressalta os sérios riscos para quem transporta, adquire ou faz uso de defensivos agrícolas contrabandeados. “Todo esse material enviado para ser destruído não tem garantia de segurança ao trabalhador, podendo causar intoxicações, são produtos com alto risco à saúde humana e ao meio ambiente, e sem qualquer comprovação de qualidade e eficiência”, acrescenta Edson Ramos.

Apreensões

Em 2024 o Indea, responsável por fiscalizar e controlar o uso de agrotóxicos em Mato Grosso, incluindo a verificação da origem e qualidade dos produtos comercializados, realizou no total 338 apreensões de agrotóxicos em situação irregular. Neste ano, até esta quinta-feira (10.7), esse número está em 132 apreensões.

Em cada apreensão, uma empresa, devidamente registrada e autorizada pelo Indea, é definida para ser fiel depositária, ou seja, para guarda da carga irregular, até que seja feita a destruição adequada.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA