Mato Grosso

Setasc formaliza parceria com Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

A Secretaria do Estado de  Assistência Social e Cidadania (Setasc) e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso Sustentável (Asmats) começaram nesta semana uma parceria. Enquanto a pasta será responsável pela coleta seletiva, caberá à associação o processo de reciclagem para reutilização.

“Essa parceria visa proporcionar uma melhoria financeira para as famílias, já que a iniciativa gerará recursos para a associação. Além da coleta, a secretaria ficará responsável pelo acompanhamento dos resultados. Já a Asmats, fará o manuseio correto e também a venda dos materiais”, explica Aparecido Cavalcante, assistente social lotado na Setasc e responsável pelo acompanhamento desta parceria.  

A secretaria ainda espera, com a doação dos materiais, mostrar a importância da reciclagem, que reflete na diminuição do lixo e mostra a reutilização do mesmo em múltiplas funcionalidades, gerando inclusão social e econômica para as mais de 46 famílias afiliadas da associação.

Concorrência pública

A Setasc, em  acordo com a lei nº 12305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em breve fará concorrência pública para atender todas as associações em forma de rodízio para que ninguém fique de fora.

Leia Também:  Sine MT oferta 2,9 mil vagas de emprego em 27 municípios

Projeto

Em 2018, a Setasc desenvolveu um projeto piloto com a Asmats. À época, foram entregues mais de 600 quilos de materiais recicláveis, em um prazo de 120 dias, consolidando o compromisso com a inclusão sócioprodutiva. Este projeto  permite a sensibilização interna de servidores, motivando a redução do desperdício de papel e beneficiando  as famílias em situação de vulnerabilidade social, que dependem exclusivamente  da renda  da coleta do material reciclável.  

Funcionamento 

Cada setor da secretaria já foi sensibilizado por meio de palestras da Asmats e terá disponível  em suas salas uma caixa coletora de papel. Os catadores da associação  farão o recolhimento de todo material reciclável semanalmente, às quartas e sextas-feiras.

Papéis

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso Sustentável informa que são consideráveis papéis recicláveis os seguintes materiais: papelão, jornal, revistas, papel de fax, papel cartão, envelopes, fotocópias e impressões em geral. Por outro lado, não são considerados recicláveis papel higiênico, papel toalha, fotografias, papel carbono, etiquetas e adesivos.

Interessados

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) fará gestão  juntamente com outras pastas para ampliar esse atendimento em prol das famílias em vulnerabilidade social. Para mais informações, entre em contato com a Setasc no telefone: (65) 3613-5700.

Leia Também:  Mulheres líderes do agro realizam visita técnica à Brasília

Comentários Facebook

Agricultura

Mulheres líderes do agro realizam visita técnica à Brasília

Lideranças femininas do setor agropecuário de Mato Grosso embarcaram hoje (10.08) para uma visita técnica em Brasília. Ao longo dos próximos dias, um grupo com 40 mulheres visitará a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Pensar Agro (IPA), entre outras instituições na capital federal.

As atividades fazem parte da programação da Academia de Liderança – Mulheres Líderes do Agro, a primeira organizada pelo Senar-MT exclusivamente ao público feminino. Ao todo, serão três encontros, de julho a setembro. Nesta segunda etapa, que ocorre em Brasília, as mulheres conhecerão mais sobre a atuação das instituições visitadas, seus representantes e a estrutura dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

A Academia de Liderança reúne produtoras rurais, lideranças sindicais e mulheres que trabalham no setor agropecuário. O objetivo é formar líderes que possam atuar nas mais diversas esferas que envolvem a agropecuária no estado e impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento.

No primeiro módulo, que ocorreu em Cuiabá, as participantes aprenderam mais sobre atuação política no agro e autoconhecimento e propósito. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de atuação de cada uma das instituições do Sistema Famato: o Senar-MT, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Instituto Agrihub, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e os Sindicatos Rurais.

Leia Também:  Mãe chega em casa e encontra homem nu deitado ao lado da filha; suspeito foi detido por tentativa de estupro

Essa é a primeira visita técnica da Academia de Liderança, após o início da pandemia de Covid-19. “Esse momento foi muito aguardado, a pandemia adiou o nosso projeto, mas finalmente conseguimos realizá-lo e estamos muito felizes em poder reunir e fortalecer as mulheres do nosso setor”, afirmou o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA