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Agro Negócio

Setor de fertilizantes cresce dois dígitos e garante abastecimento da safra 2024/2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro alcançaram 12,12 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a abril de 2025, o que representa um crescimento de 10,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), que também destaca uma alta de 16,8% nas entregas de abril em comparação ao mesmo mês de 2024.

O desempenho positivo reflete o esforço do setor para manter o abastecimento do agronegócio nacional, mesmo diante de desafios logísticos e geopolíticos. Em abril, foram entregues 2,68 milhões de toneladas de fertilizantes, ante 2,29 milhões em abril de 2024. O volume reforça o ritmo acelerado de preparação para o ciclo 2025/26, considerado estratégico para manter a produtividade nas lavouras.

Mato Grosso segue como o principal destino dos fertilizantes no país, com 2,93 milhões de toneladas entregues nos primeiros quatro meses do ano — o equivalente a 24,2% do volume nacional. Em seguida vêm Paraná (1,76 milhão), Goiás (1,29 milhão), São Paulo (1,24 milhão) e Minas Gerais (1,17 milhão), confirmando a força das regiões produtoras no consumo de insumos.

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A produção interna de fertilizantes intermediários cresceu 9,1% no quadrimestre, somando 2,24 milhões de toneladas. Em abril, foram 562 mil toneladas fabricadas no país, alta de 6,3% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Apesar do avanço, a dependência externa continua elevada.

As importações seguem em ritmo acelerado. De janeiro a abril, o Brasil importou 11,26 milhões de toneladas, alta de 12,2% na comparação anual. Só em abril, foram 2,76 milhões de toneladas, 7,2% a mais do que no mesmo mês de 2024.

O Porto de Paranaguá, no Paraná, permanece como principal ponto de desembarque de fertilizantes no Brasil. Entre janeiro e abril, foram movimentadas 3,04 milhões de toneladas no terminal, o que corresponde a 27% do total nacional. O volume representa um crescimento de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações (Siacesp/MDIC).

O desempenho do setor reforça a importância da logística eficiente e da previsibilidade na importação e distribuição de insumos, fatores essenciais para sustentar a produtividade agrícola brasileira em um cenário global ainda marcado por instabilidade e custos elevados.

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Fonte: Pensar Agro

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Decreto regulamenta BR do Mar e abre exportações pelo Rio Paraguai

O governo publicou nesta quarta-feira (16/07) o Decreto 12.555/2025, que regulamenta o programa BR do Mar e moderniza leis anteriores para transformar a navegação fluvial e marítima em modal eficiente de escoamento. A medida representa um avanço significativo para o agronegócio, que ganha opção com menor custo logístico e menor impacto ambiental.

Com a nova regulamentação, rotas como o Rio Paraguai passam a conectar os portos de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho (MS) e projetos em Cáceres (MT) ao Atlântico Sul por meio de terminais no Paraguai (Villeta e Concepción), na Argentina (Rosário) e no Uruguai (Nueva Palmira). Essa articulação multimodal pode reduzir o custo do frete em até 60% e cortar até 80% das emissões de carbono, contribuindo para a agenda de sustentabilidade.

Em números recentes da Semadesc, os portos de Corumbá e Porto Murtinho movimentaram 4,5 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, superando o total de 2024. O desempenho reafirma o potencial da Hidrovia do Rio Paraguai para escoar soja, minério, carne e outros produtos agrícolas com eficiência.

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O decreto também autoriza o afretamento de embarcações estrangeiras por empresas brasileiras de navegação (EBNs), com incentivos que privilegiam navios sustentáveis. Essa flexibilização abre espaço para ampliar a frota nacional, estimular a indústria naval e inserir agentes de menor porte no setor.

Segundo a Infra SA, a cabotagem hoje representa apenas 11% do transporte de cargas por navio no país. A expectativa é elevar esse indicador para cerca de 15% em até dez anos com o BR do Mar. O impacto positivo pode chegar a uma economia anual de R$ 19 bilhões em frete, com até 40% de vantagem sobre o modal ferroviário e 60% sobre o rodoviário, além de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Para o agronegócio, essa mudança significa resgatar a ideia de utilizar os rios como verdadeiras “avenidas de exportação”. Produtores e exportadores da região Centro-Oeste poderão escoar parte da produção permitindo escoar matéria-prima e produtos com mais competitividade e previsibilidade, aliviando as rodovias já sobrecarregadas.

A proposta atende demandas de entidades do setor, que apontam que o transporte rodoviário encarece a produção e desfavorece a competitividade internacional. Com o novo marco, integra-se o Brasil em uma estratégia logística intermodal mais sustentável e eficaz — com impactos positivos no desenvolvimento regional, geração de empregos e preservação ambiental.

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Em sua página no Linkedin (leia aqui) o presidente do Instituto do Agronegócio comenta a importância desta regulamentação para a logística do agronegócio.

Fonte: Pensar Agro

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