Pesquisar
Close this search box.

Brasil

Sisu abre inscrições na terça; veja dicas para conseguir uma vaga

Fonte: Agência Brasil

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições nesta terça-feira (22) e traz novidades. Especialistas entrevistados pela Agência Brasil dão dicas de como usar o sistema e como aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir uma vaga no ensino superior público.

Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Enem para ingressar em instituições públicas. Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Logo na inscrição é possível escolher até duas opções de cursos. A lista das vagas pode ser consultada no site do programa.

A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

“Os candidatos têm que estar atentos a essa mudança. A dica é se inscrever no que realmente deseja trabalhar, entendendo que a universidade é o período em que se vai estudar para ter uma profissão. Tanto a primeira quanto a segunda opção têm que ser marcadas com o que o estudante quer”, diz o coordenador pedagógico do colégio Mopi, Luiz Rafael Silva.

Leia Também:  PM impede invasão de terras em Cocalinho e encaminha duas mulheres para delegacia

Com o resultado do Enem disponível desde sexta-feira, o analista de ensino superior do Quero Bolsa, Pedro Amâncio, aconselha os candidatos a pesquisar desde já as notas de corte de anos anteriores do curso e da instituição onde desejam ingressar. Além disso, devem analisar se têm possibilidade de estudar em outra cidade, qual o custo de vida e quais as possibilidade de emprego que esse local pode oferecer após formado.

“São várias as variáveis que os alunos têm que olhar na hora da decisão. Acredito que vale a pena olhar para as possibilidades e simulações que a internet proporciona, conversar com amigos. Tudo isso pode ser feito antes da abertura do Sisu”, diz Amâncio. Ele orienta os estudantes a escolherem como primeira opção uma faculdade dos sonhos e, como segunda, uma em que seja possível ingressar.

Notas de corte

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

Leia Também:  Homem carrega corpo da própria mãe em cadeira de rodas; polícia investiga o caso

“Até o encerramento das inscrições, o estudante consegue observar se há outra instituição, outro turno ou outro estado no qual ele tenha uma colocação melhor, que fique mais próximo da nota de corte”, destaca Silva.

O coordenador pedagógico pondera no entanto, que a situação pode mudar. Ele tem como prova a própria história. Quando foi aprovado para biologia estava 161ª posição para 35 vagas. “Isso é relativo. É interessante que o candidato consulte a nota de corte dos anos anteriores, quantas chamadas teve naquela instituição, para saber se realmente vai conseguir e até onde pode tentar ficar naquela vaga”, aconselha.

Sisu

As inscrições para o Sisu podem ser feitas de terça a sexta-feira (25). O resultado será divulgado no dia 28. A matrícula dos selecionados deve ser feita do dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.

Do dia 28 ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Comentários Facebook

Brasil

Homem carrega corpo da própria mãe em cadeira de rodas; polícia investiga o caso

Um homem foi flagrado na manhã desta quarta-feira, 22, carregando o corpo da própria mãe em uma cadeira de rodas. A idosa de 100 anos, identificada como Aurora do Nascimento Marques, havia morrido no dia anterior.

Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram o momento em que o homem empurra a cadeira de rodas pelas ruas do Campinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. De acordo com o RJTV, da TV Globo, o filho explicou que, na terça-feira, a mãe estava na cama quando reclamou que estava passando mal. A idosa teve um mal súbito e morreu em seguida.

Após a morte, o homem relatou que acionou o Samu, que só teria ido ao local depois de uma segunda ligação. Uma médica do Samuteria atestado o óbito e dito que o Serviço Social iria buscar o corpo. Segundo o homem, o Serviço Social não foi até o local e, então, ele decidiu colocar o corpo da mãe na cadeira de rodas para levar até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Praça Seca.

Leia Também:  A cada sete infartos, uma pessoa morre no Brasil

Ao sair de casa, ele contou que foi abordado por criminosos da comunidade BateauMoche, que teriam afirmado que ele havia matado a mãe. Ele alegou que foi agredido durante a abordagem.

A Polícia Civil, que investiga o caso, foi até o local para realizar a perícia, e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) do Centro da Cidade. A Polícia Militar informou ao RJTV, que “agentes do 18º BPM (Jacarepaguá), foram acionados para uma ocorrência de encontro de cadáver na Rua Cândido Benício, no Campinho”.

Em depoimento na 28ª DP (Campinho), o homem relatou que mora na comunidade do BateauMouche e que foi ameaçado de ser expulso do local no dia 7 de janeiro. Desde então, sua mãe não conseguia mais andar.

A Secretaria de Assistência Social do município informou que o CRASGonzaguinha, na Praça Seca, está à disposição da família da vítima para prestar o suporte necessário. Segundo a secretaria, o serviço de enterro é oferecido de forma gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Leia Também:  Fecomércio-MT: a voz do comércio mato-grossense nas negociações coletivas

Para solicitar o benefício, é necessário apresentar a declaração de óbito e o comprovante de residência do parente responsável pela solicitação.

Fonte: Terra

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA