Destaque

Thiago Silva encerra 6 anos de mandato de vereador com grandes conquistas para Rondonópolis

Fonte: Assessoria

O deputado estadual eleito Thiago Silva (MDB) encerrou no dia 24 de janeiro seu mandato de vereador pela Câmara Municipal de Rondonópolis. O parlamentar teve atuação de destaque na casa leis, apresentando projetos relevantes e trabalhando diariamente para viabilizar infraestrutura para os bairros da cidade. Ao longo de 6 anos, divididos em dois mandatos, Silva apresentou 1.304 indicações, 216 requerimentos e 202 projetos de leis. Das quase 175 propostas, 125 viraram leis.

Destaque para a lei 7.704/2013, que instituiu o Portal da Transparência, a lei 7.869/2013, que criou o programa Meu Primeiro Emprego, e a lei 8.452/2015, que implantou a coleta seletiva na cidade. O parlamentar destaca também as leis municipais 7857/2013, que criou o Conselho de Ciência e Tecnologia e Inovação, a lei 8.179/2014, que estabeleceu a realização anual da Feira Municipal de Ciência e Tecnologia, e a lei 9.183/2017, que instituiu o programa municipal de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento local de Startups, que colocaram Rondonópolis como referência da área de ciência e tecnologia. “O nosso objetivo é que Rondonópolis possa agregar valor à matéria prima, exportar conhecimento para o Brasil e exterior, gerando assim emprego e renda, se tornando um polo tecnológico”, explica Thiago Silva.

A qualificação e a educação sempre estiveram na pauta do deputado eleito. Thiago Silva foi o responsável pela qualificação de mais de 3 mil jovens pela Fundação Ulysses Guimarães, implantou o projeto Tocando em Frente, que levou aulas de músicas para crianças carentes, foi autor do projeto Diga Sim a Vida, Diga Não as Drogas. O cursinho preparatório Zumbi dos Palmares distribui apostilas de graça para os seus alunos. O material didático foi viabilizado pelo parlamentar, que ainda trabalhou pela reforma de escolas municipais e implantou o projeto Jovem Cidadão nas Escolas.

Leia Também:  PRF apreende 30 quilos de drogas na BR 364 em Rondonópolis

O deputado estadual eleito ainda teve participação direta na implantação da Unemat em Rondonópolis. O emedebista foi um dos criadores do movimento Unemat Já, que resultou na implantação do núcleo da instituição com 03 cursos. Thiago também teve participação incisiva na criação da Universidade Federal de Rondonópolis. Ocupando uma cadeira no Comitê Pró-Universidade Federal de Rondonópolis, participou de reuniões com representantes do Ministério da Educação, apresentou números sobre a importância da emancipação do campus. “A Unemat e a UFR foram duas grandes conquistas, não só para Rondonópolis, mas para todas as 19 cidades compõem nossa região. O trabalho não pode parar. O Estado precisa dar viabilidade para a Unemat aumentar ofertas de cursos, construir uma sede própria e o governo federal disponibilizar orçamento para estruturar e expandir a oferta de cursos da UFR. São compromissos que seguem na minha agenda e vou continuar lutando para realizar nos próximos anos”, garante.

Outra marca do trabalho do ainda vereador está nas áreas infraestrutura, mobilidade e urbanismo. Thiago Silva viabilizou recursos para a construção da feira coberta do Conjunto São José e do Centro Multiuso do mesmo bairro. O legislador ainda trabalhou com êxito pela pavimentação asfáltica de vários bairros da cidade (em destaque o Jardim Serra Dourada que aguardava a 30 anos), e viabilizou instalação de novas casas lotéricas no município, fora da região central. Destaque ainda para o apoio à agricultura familiar. Através de parceria com o Deputado Carlos Bezerra viabilizou a aquisição de tratores e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e iniciou a perfuração de poços artesianos em assentamentos da zona rural. A regularização fundiária nas zonas rural e urbana também foram compromissos do vereador. “Desde o início do meu primeiro mandato realizo reuniões com o Intermat e Incra com o objetivo de formalizar convênios para a regularização de áreas em Rondonópolis. Os resultados foram parcerias firmadas entre estado e município. A mais recente foi a entrega de títulos de posse para moradores da Gleba Rio Vermelho e Conjunto São José”, conta.

Leia Também:  CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária

O parlamentar foi eleito por várias pesquisas como o vereador mais atuante de Rondonópolis. Parte da satisfação da comunidade com seu trabalho está na atuação transparente. Uma preocupação desde o início do mandato era aproximar a Câmara Municipal das comunidades. Assim foi criado um aplicativo, que facilitou o envio de solicitações e cobranças para os órgãos públicos. Thiago ainda é pioneiro na implantação do Gabinete Itinerante. “As principais regiões receberam o trabalho. A comunidade foi ouvida, apresentou sugestão, reclamações e recebeu respostas”. Outra ação do vereador Thiago Silva foi a prestação de contas anual do seu trabalho. Todas as ações realizadas foram apresentadas em detalhes em reuniões com a população rondonopolitana.

O parlamentar garante que seu perfil de trabalho na Assembleia Legislativa será municipalista, e tem como meta trabalhar para diminuir as desigualdades sociais, melhorar os serviços públicos, principalmente na área da saúde e buscar mais oportunidades na educação para gerar emprego e renda para população mato-grossense”, finaliza.

Enquanto vereador, Thiago Silva teve uma trajetória marcada por muitas iniciativas inovadoras e por grandes lutas em prol da população rondonopolitana

Comentários Facebook

Agricultura

Mulheres líderes do agro realizam visita técnica à Brasília

Lideranças femininas do setor agropecuário de Mato Grosso embarcaram hoje (10.08) para uma visita técnica em Brasília. Ao longo dos próximos dias, um grupo com 40 mulheres visitará a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Pensar Agro (IPA), entre outras instituições na capital federal.

As atividades fazem parte da programação da Academia de Liderança – Mulheres Líderes do Agro, a primeira organizada pelo Senar-MT exclusivamente ao público feminino. Ao todo, serão três encontros, de julho a setembro. Nesta segunda etapa, que ocorre em Brasília, as mulheres conhecerão mais sobre a atuação das instituições visitadas, seus representantes e a estrutura dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

A Academia de Liderança reúne produtoras rurais, lideranças sindicais e mulheres que trabalham no setor agropecuário. O objetivo é formar líderes que possam atuar nas mais diversas esferas que envolvem a agropecuária no estado e impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento.

No primeiro módulo, que ocorreu em Cuiabá, as participantes aprenderam mais sobre atuação política no agro e autoconhecimento e propósito. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de atuação de cada uma das instituições do Sistema Famato: o Senar-MT, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Instituto Agrihub, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e os Sindicatos Rurais.

Leia Também:  Mãe chega em casa e encontra homem nu deitado ao lado da filha; suspeito foi detido por tentativa de estupro

Essa é a primeira visita técnica da Academia de Liderança, após o início da pandemia de Covid-19. “Esse momento foi muito aguardado, a pandemia adiou o nosso projeto, mas finalmente conseguimos realizá-lo e estamos muito felizes em poder reunir e fortalecer as mulheres do nosso setor”, afirmou o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA