Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)

As doses da vacina contra a influenza serão aplicadas em todas as pessoas que procurarem os postos de saúde de Mato Grosso a partir desta terça-feira (1º.7). A vacinação começou para o público prioritário (crianças, idosos e gestantes) e grupos estratégicos (como puérperas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua) em abril e continuará durante todo o ano para quem tem mais de seis meses de idade.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já distribuiu mais de 1,1 milhão de doses aos municípios, responsáveis por realizar a imunização, mas, até o momento, apenas 536.414 doses foram aplicadas em Mato Grosso. A cobertura vacinal do grupo prioritário está em 36,2%, abaixo da cobertura nacional (42,1%).

“Inicialmente, priorizamos a vacinação do grupo prioritário por causa da gravidade da doença para este público. Agora, porém, é importante que todas as pessoas procurem os postos de saúde para se protegerem contra a gripe e que, assim, a gente consiga evitar novos casos de síndromes respiratórias no Estado”, disse o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Parque Novo Mato Grosso recebe 5ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia entre quarta-feira (16) e domingo (20)

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a decisão de ampliar a vacinação contra a gripe em 1º de julho foi tomada pela Secretaria em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).

“A vacina imuniza contra três tipos de vírus da influenza e é fundamental para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções. Por isso, a vacinação pode ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

Essa medida é adotada em consonância com o Ministério da Saúde, que permitiu essa flexibilização para ampliação do público da vacina contra a gripe, porém, condicionada à regra de que os municípios devem guardar doses para o público-alvo prioritário.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Roda-gigante pega fogo durante feira agropecuária em MT

Um princípio de incêndio na roda-gigante instalada na Expoagro, em Cuiabá, causou momentos de tensão na noite desta quarta-feira (16), mas terminou sem vítimas. O incidente ocorreu durante o funcionamento do parque de diversões montado para o evento e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para a evacuação imediata do equipamento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram a parte elétrica da estrutura e foram contidas rapidamente. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que um funcionário tenta apagar o fogo com um extintor, enquanto visitantes deixavam o brinquedo às pressas. Testemunhas relataram que algumas pessoas, inclusive uma criança, chegaram a saltar das cabines diante do susto.

O Sindicato Rural de Cuiabá, responsável pela organização da Expoagro, informou que o sistema de segurança da roda-gigante foi ativado assim que foi identificado um superaquecimento. Com o apoio dos bombeiros e da polícia, todos os ocupantes foram retirados de forma segura, sem ferimentos.

Ainda segundo as investigações preliminares, o foco do incêndio teria se iniciado após o superaquecimento de um forro de tecido, localizado próximo ao palco da Acrimat, causado pela exposição prolongada a lâmpadas de LED. A empresa responsável pela montagem e operação do brinquedo já iniciou os reparos, e a estrutura será novamente inspecionada pelos bombeiros antes de ser liberada para uso.

Leia Também:  Nota MT possibilita pesquisa de preços e ajuda no orçamento doméstico do consumidor

Apesar do susto, o incidente não comprometeu a continuidade da programação da Expoagro, um dos maiores eventos agropecuários do estado. As autoridades seguem acompanhando a situação para garantir a segurança dos visitantes.

 

VEJA O VÍDEO

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA