Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Verde Novo se consolida como grande ação de sustentabilidade

Mais um importante passo dado dentro do planejamento de construção de uma cidade sustentável. Esse foi o principal ponto de consenso entre aqueles que participaram da primeira ação do projeto Verde Novo, em 2019. Na última semana, a ação foi levada para o Parque das Águas, no Centro Político Administrativo, onde pelo menos 50 mudas foram plantadas e outras 700 distribuídas para a população. No total, desde a implantação, em 2017, mais de 25 mil mudas já foram disponibilizadas.

Executada pela Prefeitura de Cuiabá, Poder Judiciário, representado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), e Instituto Ação Verde, a edição contou com a participação dos embaixadores da cultura mato-grossense Pescuma, Henrique e Claudinho. Alinhado com o evento, o tradicional “Show das Águas”, realizado na Lagoa Paiaguás, também ocorreu em horário especial. Na ocasião, músicas como Água Viva (Pescuma), Cuiabá, Cuiabá (Henrique e Claudinho) e Cabeça de boi (Henrique, Claudinho e Pescuma) fizeram parte da apresentação.

Leia Também:  Polícia Civil prende gerente de empresa de coletas de resíduos por crime ambiental em Cuiabá

“Estamos honrados em poder, mais uma vez, colar em prática essa parceria com o Juvam e o Instituto Ação Verde. O projeto Verde Novo já se consolidou como uma das principais atividades de arborização da cidade. A prova disso é que, além do plantio, a cada ação temos filas de pessoas para receber uma muda e isso é um fator fundamental para o sucesso. Vamos continuar fortalecendo esse trabalho tornar a Cuiabá dos 300 anos cada vez mais verde”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Na edição, o público pôde levar para casa mudas de 12 diferentes espécies de árvores nativas, dentre elas romã, tamarindo, jaboticaba, caju e ipês de todas as cores. Para o assessor de gabinete do Juvam, Sérgio Savioli Resende, O projeto Verde Novo atua como uma importante ferramenta para, na prática, fazer valer o título de “Cidade Verde”. Ele destacou ainda que o processo de arborização é fundamental para a melhoria na temperatura, umidade do ar e, consequentemente, na qualidade de vida do cidadão.

Leia Também:  Corpo de MC desaparecida é encontrado boiando no rio Cuiabá

“O projeto Verde Novo tem a intenção de rearborizar Cuiabá. Não queremos apenas resgatar o título de Cidade Verde, mas fazer essa característica ser concretizada na prática. O mais importante nisso tudo são os benefícios que a arborização pode nos trazer. A arborização de Cuiabá é um serviço de saúde, pelo qual todos se beneficiam. Por isso, pedimos para o público que se engaje nessa causa. O poder público está mobilizado, mas precisamos da população fazendo parte disso”, afirmou Sérgio.

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Cinco pessoas foram presas durante segunda edição do ano da Operação Lei Seca

Cinco pessoas foram presas durante a segunda edição do ano da Operação Lei Seca realizada nesta quinta-feira (09.01), na Avenida Carmindo de Campos, bairro Grande Terceiro, em Cuiabá.

Conforme dados do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), responsável pela realização da operação, três pessoas foram presas por embriaguez ao volante e duas por entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada.

Foram abordados 189 veículos e realizados 194 testes de alcoolemia, que resultaram em 81 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo que 16 pessoas se recusaram a passar pelo exame no local da blitz.

Do total de infrações, 19 pessoas sofreram multa após serem flagradas conduzindo veículo sob efeito de álcool, 12 por dirigir sem possuir CNH e 24 por transitar em veículo com documentação irregular.

Ao todo 64 veículos foram autuados e 49 acabaram sendo removidos, sendo 38 carros e 11 motocicletas.

Em Cuiabá, a operação Lei Seca conta com apoio do Batalhão de Trânsito da PM, Delegacia de delitos de Trânsito, Departamento de Trânsito, Secretária municipal de Mobilidade Urbana, agentes do Sistema Socioeducativo, Polícia Penal e Politec.

Leia Também:  Corpo de MC desaparecida é encontrado boiando no rio Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA