Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Vinhos e queijos são combinações perfeitas para o friozinho

A queda na temperatura cria uma boa oportunidade para desfrutar de momentos aconchegantes em casa, acompanhados por uma combinação clássica: vinhos e queijos. O frio desperta uma vontade de se refugiar em ambientes acolhedores, e nada melhor do que uma taça de vinho para criar uma atmosfera calorosa.

Uma das vantagens da combinação de vinhos e queijos é a variedade de opções disponíveis, principalmente nos atacarejos, como o Fort Atacadista. Caso haja dúvidas sobre a harmonização, aqui vão algumas sugestões que combinam perfeitamente:

Queijo Brie: Este queijo macio e cremoso combina muito bem com vinhos brancos leves, como Sauvignon Blanc ou Chardonnay. A acidez do vinho ajuda a equilibrar a textura rica do queijo.

Queijo Gorgonzola: O sabor forte e picante do Gorgonzola é realçado por vinhos tintos encorpados, como Cabernet Sauvignon ou Syrah. A intensidade do queijo combina bem com vinhos de sabor robusto.

Queijo Parmesão: Este queijo de sabor intenso e granulado vai muito bem com vinhos tintos de corpo médio, como Merlot e Sangiovese. A combinação do queijo salgado com o vinho suave é deliciosa.

Leia Também:  "Hoje sentimos uma renovação da nossa fé", afirma espectadora após apresentação do espetáculo promovido pelo Governo de MT

Queijo Gouda: O Gouda é um queijo semiduro e suave, que combina bem com vinhos tintos mais leves, como Pinot Noir ou Beaujolais. A suavidade do queijo complementa a delicadeza desses vinhos.

Para aqueles que estão em Cuiabá e Várzea Grande, nas lojas do Fort Atacadista é possível encontrar uma grande seleção de vinhos tintos, brancos e rosés, com rótulos de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, portugueses e chilenos, com preços especiais. Além das opções tradicionais, a rede oferece rótulos exclusivos, como os chilenos Macool e Paso Grande, e os portugueses Mosaico e Azulejo.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Sema apresenta modelos de licenciamento ambiental de MT durante a Norte Show

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou, nessa quarta-feira (16.4), da feira agropecuária Norte Show, em Sinop, e apresentou o modelo de licenciamento implementado pelo Governo do Estado.

A secretária Mauren Lazzaretti foi uma das palestrantes do painel “Protagonismo que cultiva o futuro”, promovido pelo grupo Elas no Agro, e afirmou que a Sema tem se tornado cada vez mais eficiente, garantindo que a produção seja realizada dentro da legalidade.

Segundo ela, Mato Grosso possui quatro modelos de licenciamento: o simplificado automatizado, que ocorre por adesão e compromisso, abrangendo 160 atividades, cujo tempo de análise é de dois dias; o simplificado não automatizado, com prazo de análise de pouco mais de 50 dias; o convencional, com prazo de análise de 110 dias; e o mais complexo, com prazo de 10 meses.

Em um passado não muito distante, o processo de licenciamento na Sema durava seis, sete ou oito anos. Mudanças têm sido implementadas em vários setores para garantir a desburocratização, promovendo equilíbrio razoável para que de fato possamos ter crescimento econômico e social, mas também a conservação dos recursos naturais”, enfatizou a secretária.

Leia Também:  Refeições sem contratempos: Procon Estadual dá dicas para a compra de pescados

Durante a palestra, Mauren Lazzaretti também falou sobre a nova modelagem do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0), que vai proporcionar mais celeridade e eficiência à regularização ambiental rural. A previsão é de que, com a nova ferramenta, todos os cadastros de Mato Grosso sejam analisados de forma automatizada até dezembro de 2025 e que ocorra a validação de 69% dos cadastros privados e 100% dos cadastros em assentamentos rurais, tão logo sejam repassadas as informações pelo Incra e Intermat.

Essa nova ferramenta será lançada no próximo mês, com o compromisso de desburocratizar a agenda de produção sustentável no Estado de Mato Grosso e promover transformação”, acrescentou Lazzaretti.

O Painel “Protagonismo que cultiva o futuro” contou também com a participação de Luciana Miyabayashi, Simone Botan, Vanice Marques e Brunna Reis, que abordaram os desafios enfrentados pelas mulheres que lideram e transformam realidades no agro.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA