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Zuckerberg prestará depoimento sobre vazamento de dados ao Parlamento Europeu

Brasil Econômico


Em abril, o CEO do Facebook prestou depoimento por mais de cinco horas no senado dos Estados Unidos
Divulgação

Em abril, o CEO do Facebook prestou depoimento por mais de cinco horas no senado dos Estados Unidos

Há aproximadamente um mês, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, foi até o senado dos Estados Unidos apresentar esclarecimentos sobre o vazamento de dados
envolvendo a empresa britânica Cambridge Analytica
. Agora, o CEO da rede social deve ir até o Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, para prestar depoimento a respeito do caso.

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Embora o convite oficial tenha sido feito no dia 20 de março deste ano, Zuckerberg confirmou a solicitação feita pelo presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, apenas nessa quarta-feira (16). Após a resposta do CEO do Facebook
, o parlamentar divulgou um comunicado dizendo que tem um apreço pelo executivo, uma vez que resolveu dar “um passo na direção certa para restaurar a confiança”. E ressaltou que os cidadãos europeus merecem uma explicação completa e detalhada sobre o uso dos seus dados pessoais.

Apesar de Tajani ter dito que os cidadãos merecem transparência, o site internacional TechCrunch
publicou que a reunião acontecerá a portas fechadas. Ou seja, ninguém, além dos parlamentares e os líderes do Comitê das Liberdades Civis, ouvirá o que será dito no dia 22 de maio.

Sobre esse detalhe, o portal revelou que uma fonte anônima disse que quase metade dos parlamentares queria uma audiência aberta, mas que um pouco mais da maioria concordou que seria melhor um encontro a portas fechadas, vencendo a votação. 

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Com isso, ficou definido que, após o encontro, o presidente do Parlamento Europeu fará uma coletiva de imprensa para falar sobre a reunião com Mark Zuckerberg.

Tajani ainda disse ainda que “a prioridade do Parlamento é garantir o bom funcionamento do mercado digital, com um elevado nível de proteção dos dados pessoais, regras eficazes em matéria de direitos autorais e proteção dos direitos dos consumidores pelo conteúdo que publicam, incluindo informações claramente falsas e conteúdo ilícito. A liberdade deve ser acompanhada de responsabilidade”.

Senado dos EUA

No dia 10 de abril, o CEO prestou depoimento por mais de cinco horas
 no senado estadunidense. Além de ler uma carta, o fundador da rede social respondeu a perguntas de 44 senadores que compõem os comitês de Justiça e do Comércio, Ciência e Transportes.

Inicialmente, os questionamentos foram direcionados ao uso inapropriado de dados de 87 milhões de usuários do Facebook
que foram manipulados pela consultoria Cambridge Analytica. Mas, os senadores expandiram o tema para toda a política de segurança de dados da rede e também perguntaram sobre a influência da Rússia nas eleições americanas, fake news, propagação de discursos de ódio, entre outros assuntos.

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*Com informações da Agência Ansa

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Brasil

Semana do Consumidor: aprenda a comprar sem cair em golpes na internet

A internet transformou a experiência de compras nos últimos anos. O consumidor tornou-se mais empoderado e munido de informações para tomar suas decisões de consumo em um ambiente que está em constante evolução. Mudanças de hábitos, cultura, preferências de consumo e novas tecnologias, como o Pix por exemplo, fazem todo o mercado se adaptar para atender às demandas da parte mais importante do processo de compra e venda: o consumidor.

A Semana do Consumidor começou nesta segunda-feira (13) e deve trazer promoções com clima de Black Friday de diversas marcas do varejo, com descontos de até 70%, frete grátis, cupons de desconto e até cashback, de acordo com a estratégia promocional de cada loja.

Sabendo que os consumidores estavam aguardando as promoções para realizarem suas compras, os criminosos aproveitam o interesse no tema para divulgar promoções falsas e aplicarem golpes. Segundo o Radar Febraban, através de pesquisa realizada pela Febraban-Ipespe, 31% dos brasileiros já foram vítimas de golpes.

O varejo é diretamente afetado com a percepção de insegurança dos consumidores, que por muitas vezes, deixam de comprar pela internet por terem medo de fraudes ou golpes. Com isso, resta ao consumidor se orientar e se munir de ferramentas para evitar prejuízos.

Para Alessandro Fontes, co-fundador do comparador de preços Reduza, há alguns anos bastava um bom antivírus atualizado para que as pessoas não caíssem em fraudes digitais, mas hoje os golpes virtuais vão muito além dos malwares e vírus. Um simples link recebido pelo WhatsApp, com uma proposta tentadora de dinheiro fácil ou até uma loja falsa encontrada em buscadores ou redes sociais podem levar essas pessoas a prejuízos. Então acreditamos muito no poder de educação do consumidor através de parcerias, quanto mais as pessoas entenderem como tudo realmente funciona através de uma linguagem simples, menos prejuízos elas terão.

Abaixo algumas ferramentas para que os consumidores possam se proteger e evitar golpes e prejuízos na Semana do Consumidor:

Site Confiável: plataforma que verifica em tempo real URL’s trazidas por consumidores, dando um diagnóstico sobre o site, para que de forma simples o consumidor possa identificar e diferenciar sites confiáveis de sites não confiáveis. Informações como tempo de existência, tipo de domínio, propriedade, popularidade nos buscadores, reputação, possíveis vulnerabilidades e até se o site é clonado são mostradas com apenas um clique e poucos segundos.

A maioria dos sites fraudulentos são sites descartáveis que tem pouco tempo de vida e por isso não aparecem nos sites de reclamações, pois estes levam um tempo até criarem um índice de avaliação. O Site Confiável (www.siteconfiavel.com.br) é uma alternativa nesse sentido.

Virus Total: recebeu um link suspeito? Use o Vírus Total e descubra se o link possui vírus, malware ou se está em alguma blacklist de spam sem precisar instalar nada no seu computador. O site é totalmente gratuito, simples de utilizar e não precisa de cadastro.

Reclame Aqui: ferramenta que destaca a reputação de sites e empresas a partir de avaliações de consumidores, sobre atendimento, compra e venda de produtos e serviços. Os usuários podem usar o Reclame Aqui para tentar resolver um problema que a empresa ou site não tenha solucionado no SAC ou para pesquisar a reputação de uma empresa antes de finalizar uma compra.

Consumidor.gov: com uma proposta parecida com o Reclame Aqui, o Consumidor.gov é um serviço criado pelo governo que tem como objetivo conectar consumidores e empresas a fim solucionar conflitos de consumo on-line, além de incentivar a competitividade pela melhoria da qualidade de produtos, serviços e atendimento ao cliente.

Google Authenticator: proteja suas contas digitais, redes sociais, WhatsApp e serviços de e-mail da forma mais segura, que é evitar a recuperação de senha via SMS ou e-mail e utilizar um aplicativo de autenticação como o Authenticator do Google, que é um software de token que implementa serviços de verificação de duas etapas usando Algoritmo de One-time Password baseado em tempo e Algoritmo, deixando as suas contas mais seguras, pois além da senha, o hacker precisaria gerar esse token para logar na sua conta.

Disponível para iOS e Android.

Serasa: colocou seus dados em um site suspeito? Além de tomar todas as medidas de segurança, como registrar um boletim de ocorrência, bloquear seus cartões de crédito e mudar as senhas, é importante que você monitore seu CPF para saber se os bandidos estão utilizando seu nome para comprar, fazer financiamentos ou solicitando cartões de crédito..

Quem somos:
O Site Confiável é uma ferramenta que ajuda os consumidores a verificarem se determinados sites são confiáveis para comprar. Em tempo real analisamos bancos de dados, blacklists, registros, reputação, informações e interações dos próprios usuários. Evite golpes e prejuízos, antes de comprar verifique se você está realmente em um site confiável ou se trata-se de um site clonado ou fraudulento.

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