MENU

Colíder mapeia cachoeiras e propriedades rurais para criar novas rotas turísticas e gerar oportunidades de renda

Equipe liderada por Leandro Kessler visita propriedades rurais, elabora inventário de potencialidades e prepara plano de longo prazo para organizar o setor, qualificar empreendedores e ampliar a presença de Colíder no

publicidade

Com foco na geração de renda e na organização do setor turístico, a Prefeitura de Colíder iniciou um levantamento de propriedades rurais e atrativos naturais com potencial para integrar novos roteiros de visitação no município. O trabalho, conduzido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego, Renda e Turismo, faz parte de um conjunto de ações voltadas à organização do setor e à criação de oportunidades econômicas no campo e na cidade.

As primeiras visitas técnicas já foram realizadas. Uma das propriedades avaliadas foi a tradicional Cachoeira da Família, que recebe visitantes e utiliza o turismo como atividade geradora de receita. A equipe também esteve no Rancho Martinero e na Estância Bela Vista. As duas propriedades apresentam condições para o desenvolvimento do turismo rural e seus responsáveis demonstraram interesse em receber orientação técnica da Secretaria.

Outras propriedades deverão ser visitadas nos próximos dias, conforme a disponibilidade dos proprietários. O levantamento integra o inventário de potencialidades de ecoturismo e turismo rural, previsto para ser executado entre julho e setembro de 2026. O trabalho inclui a identificação de propriedades com apelo turístico, a classificação dos atrativos por tipo e localização geográfica e a futura criação de roteiros.

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego, Renda e Turismo, Leandro Kessler, explica que o objetivo é conhecer primeiro o que Colíder tem para oferecer e, a partir dessas informações, envolver os diferentes setores que mantêm contato direto com moradores e visitantes.

“Vamos trabalhar, assim que tivermos todo esse levantamento, com os nossos atores locais, como hotéis, postos de combustíveis, taxistas, motoristas de aplicativo e restaurantes. Queremos mostrar a eles tudo o que Colíder tem para que também possam apresentar os atrativos do município aos visitantes”, informa Kessler.

PLANEJAMENTO

O levantamento das propriedades ocorre paralelamente à elaboração do Plano Municipal de Turismo, iniciada no começo deste ano com consultoria do Sebrae. O documento deverá orientar as ações do município no setor pelos próximos dez anos. A construção do plano inclui a participação da população e de empresários.

Leia Também:  Secretaria de Saúde de Colíder leva experiências do município ao maior congresso de saúde pública de Mato Grosso

Até agora, foram realizadas três edições do “Café com Turismo”, encontro criado para ouvir sugestões, identificar dificuldades e discutir caminhos para o desenvolvimento da atividade. A quarta edição está prevista para o próximo bimestre e deverá apresentar indicadores do trabalho realizado pela Secretaria, além de receber novas demandas de empresários dos setores que atendem o turismo direta ou indiretamente.

Para acompanhar tecnicamente esse processo, a Secretaria designou a turismóloga Thaylla Bittes’r, diretora da pasta e pós-graduada em ecoturismo. Entre as atribuições estão a elaboração de estratégias para o desenvolvimento do setor, a preparação de um plano de marketing para o destino e a orientação de proprietários interessados em ingressar na rota turística de Colíder.

Para Thaylla, o turismo rural pode representar uma nova alternativa econômica para as famílias, especialmente quando propriedades próximas conseguem atuar de forma integrada. “O turismo é um importante gerador de renda e transforma a realidade das cidades onde chega. O turismo de base comunitária, que reúne pequenas famílias para transformar uma estrada, uma região ou uma comunidade em ponto turístico, também é uma ferramenta importante para reduzir a evasão rural”, diz a diretora.

Segundo ela, o desenvolvimento da atividade precisa considerar a viabilidade econômica, a preservação ambiental e as relações sociais da comunidade. “Quando o turismo é desenvolvido com acompanhamento profissional e estruturado nesses pilares, as famílias conseguem ampliar a renda na mesma propriedade que antes tinha apenas a agricultura familiar como fonte de receita. Esse turismo rural de base comunitária é o nosso foco no primeiro ciclo de desenvolvimento de Colíder como destino”, afirma Thaylla.

COMTUR RETOMA ATIVIDADES

Outra frente de trabalho foi a reativação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A nova diretoria foi eleita em 20 de fevereiro e o conselho prepara a execução de seu plano de ações para o período de julho de 2026 a 2027.

Entre as iniciativas previstas está o projeto “Colíder no Mapa”, que deverá auxiliar hotéis, estabelecimentos de alimentação e bebidas e outros prestadores de serviços ligados ao turismo a realizarem cadastro em plataformas de divulgação e no Cadastur, sistema oficial de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. A ação está programada para o período de julho a dezembro de 2026.

Leia Também:  Colíder amplia apoio aos pequenos negócios com programação da Semana do MEI; inscrições abertas

O planejamento também prevê a criação de uma marca para o destino Colíder, baseada nas potencialidades identificadas durante o levantamento, e um programa de qualificação dos profissionais que atuam no atendimento ao público. Conforme a síntese dos projetos da Secretaria, a proposta é buscar parcerias com instituições como Sebrae e Senac para oferecer capacitações em duas etapas.

A primeira, voltada ao atendimento em geral, está prevista para outubro e novembro de 2026. A segunda, com formação específica por área de atuação, deverá ocorrer entre março e maio de 2027.

DIVULGAÇÃO

Para Kessler, a divulgação do município não deve ficar restrita ao poder público ou aos empresários diretamente ligados aos atrativos. A intenção é fazer com que diferentes profissionais conheçam os locais disponíveis para visitação e possam orientar quem chega à cidade.

“A ideia é reunir toda força de trabalho possível. Queremos ter informações nos restaurantes e nos demais pontos frequentados por visitantes, para que os próprios moradores conheçam os atrativos, falem bem do município e convidem outras pessoas a voltar, passar um fim de semana e fazer um roteiro em Colíder”, reforça o secretário.

Com o inventário em andamento, a participação dos proprietários rurais e o planejamento das ações de médio e longo prazo, a gestão municipal pretende organizar a oferta turística antes de ampliar sua divulgação. “A proposta é fazer com que cachoeiras, propriedades rurais, serviços e experiências locais passem a integrar uma atividade econômica capaz de movimentar diferentes setores e gerar novas fontes de renda para as famílias de Colíder”, finaliza Leandro Kessler.

Redação: Assessoria

Fonte: Prefeitura Municipal de Colider

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade